Selo InovPed 2025 premeia ESCOLA PRÁTICA DE LINGUÍSTICA FORENSE

A Universidade do Porto atribuiu em 2025 o Selo de qualidade ‘Inovação Pedagógica’ (Selo InovPed 2025) a duas novas unidades curriculares inovadoras, lideradas por docentes da instituição, uma das quais a Escola Prática de Linguística Forense.

A Escola Prática de Linguística Forense é uma uma unidade curricular integrada no Curso de Especialização em Linguística Forense, um programa de formação avançada, interdisciplinar e pioneiro a nível internacional, sediado na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e que envolve docentes da FLUP e da Faculdade de Direito (FDUP).

Dinamizada pelos docentes Rui Sousa Silva (FLUP) e Rita Faria (FDUP), a Escola Prática de Linguística Forense corresponde precisamente à parte presencial deste curso inovador – lecionado em modo de b-learning – que, com quatro edições já realizadas, se propõe a melhorar os conhecimentos dos participantes na “área de interação entre a Linguística e o Direito”.

As atividades da Escola combinam trabalho individual e colaborativo, promovendo o debate crítico e a partilha de experiências. A unidade curricular inclui ainda visitas de estudo, como a assistência a audiências em tribunal, permitindo aos estudantes conhecerem melhor o funcionamento das instituições judiciais, frequentemente consideradas distantes ou inacessíveis.

De acordo com Rui Sousa Silva, a criação desta unidade respondeu também a uma necessidade de humanização e proximidade: “considerando a natureza internacional do corpo discente, a Escola oferece a oportunidade de os/as estudantes se conhecerem pessoalmente, depois de um ano académico em contacto eletrónico, bem como de conhecerem a Instituição”.

A Especialização em Linguística Forense destina-se a profissionais da área das ciências jurídicas, policiais e forenses, bem como a estudantes e investigadores daquelas áreas ou áreas afins, e visa o “enriquecimento da formação interdisciplinar dos formandos, através da aquisição de conhecimentos de base interdisciplinar, que lhes permitirão desempenhar funções na área da Linguística Forense”.

Promovido no âmbito do Programa Inovação Educativa na Universidade do Porto, o concurso Selo InovPed tem como objetivo distinguir unidades de formação, já criadas ou a criar, que se apresentem como pedagogicamente inovadoras no seio da Universidade.

Deixe um comentário