Vice-Reitor da Universidade Karlova de Praga demite-se na sequência de escândalo de plágio

Martin Kovář, Vice-Reitor da Universidade Karlova, em Praga, na República Checa, pediu a demissão na sequência de acusações de plágio apresentadas por três estudantes de doutoramento, segundo notícia da Radio Praha. Segundo a notícia, disponível aqui, os três doutorandos apresentaram um relatório no qual citam excertos extensos de três publicações de Kovář, datadas de 1998, 2001 e 2017, que – alegam – representam plágio do trabalho do historiador britânico Barry Coward, reproduzindo a estrutura, apresentando excertos parafraseados sem citação e citando fontes primárias idênticas em notas de rodapé – e por ordem idêntica.

Segundo a mesma notícia, o caso está ainda a ser analisado por aquela Universidade, não existindo ainda conclusões sobre o mesmo. No entanto, levanta alguns pontos importantes. O primeiro é que, atualmente, todas as publicações, presentes como passadas, estão sujeitas a escrutínio público, o que mostra que ninguém, seja qual for o seu estatuto, deverá estar acima dos mais exigentes padrões éticos e legais. O segundo é que, tradicionalmente, o plágio tem sido perspetivado como um problema entre estudantes. No entanto, casos como este mostram que, mais do que isso, o plágio é um problema ético e legal, passível de ocorrer em qualquer esfera de atividade.

Independentemente de Kovář ter ou não plagiado, o importante agora é que o resultado seja justo. Caso Kovář tenha efetivamente plagiado, é importante que sejam adotados os mecanismos previstos e adequados; caso Kovář não tenha plagiado, então é importante repor a verdade o quanto antes, uma vez que a simples suspeita pode destruir uma vida académica e profissional. Por isso mesmo a Linguística Forense tem um papel tão importante: uma análise linguística forense poderá determinar se existe efetivamente plágio ou não, e, caso tenha existido, se esse foi intencional, negligente ou acidental.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s