Forensic Linguistics Seminar Series celebra a retoma dos seminários em forma de webinar

18 de junho | 17h30 | Zoom

O Forensic/Unit retoma este mês o seu programa de seminários de Linguística Forense, que foi interrompido na sequência da evolução do COVID-19 em Portugal e subsequente confinamento.

Para celebrar esta retoma dos seminários, agora em forma de webinar, convidamos para o próximo seminário do Forensic Linguistics Seminar Series o Professor Doutor Malcolm Coulthard, reputado linguista associado às Universidades de Birmingham e de Aston, no Reino Unido, e posteriormente à Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, e que é frequentemente considerado um dos “pais” da Linguística Forense. O webinar, com o título Questioning Statements – on authorship attribution, decorrerá na quinta-feira, dia 18 de junho, às 17:30 (GMT), através da plataforma Zoom. A apresentação decorrerá em inglês, mas a discussão poderá realizar-se em português ou em inglês, conforme as preferências do público. 

Malcolm Coulthard é Professor Emérito de Linguística Forense da Aston University e Professor Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Apesar de ser, inicialmente, talvez mais conhecido pelo seu trabalho sobre análise de discurso falado e escrito, desde o final dos anos 80 tem-se dedicado cada vez mais às aplicações forenses da linguística. Redigiu relatórios periciais de mais de duas centenas de casos e foi testemunha pericial em casos de atribuição de autoria em tribunais de segunda e terceira instância de Londres, bem como em tribunais de primeira instância de Inglaterra, Alemanha, Hong Kong e Irlanda do Norte. Entre as suas publicações (com a Doutora Alison Johnson) na área da Linguística Forense, encontram-se An Introduction to Forensic Linguistics, de 2007 (com segunda edição em 2017, juntamente com Alison Johnson e David Wright), e o Routledge Handbook of Forensic Linguistics, de 2010. É coeditor, com Rui Sousa-Silva, da revista internacional Language and Law – Linguagem e Direito.

Este seminário está integrado no programa de seminários regulares de investigação em Linguística Forense da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito das atividades científicas do Forensic/Unit, do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Nestes seminários participam, para além de convidados nacionais e internacionais, docentes da Universidade do Porto, bem como estudantes de Mestrado e Doutoramento, com apresentação de trabalho em curso.

entrada é livre, mas sujeita a inscrição. Para se inscrever, envie um email para: rssilva@letras.up.pt.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s